Delmiro Gouveia comemora 62 anos de emancipação política neste domingo (14)

 O município de Delmiro Gouveia, localizado no alto sertão alagoano, cidade considerada  "princesa do sertão", comemora neste domingo (14), seus 62 anos de Emancipação Política.

Placa em homenagem ao fundador da cidade de  Delmiro Gouveia, na Praça Nossa Senhora do Rosário/ Imagem Adalberto Gomes

O Blog Adalberto Gomes Notícias parabeniza a princesa do sertão, fazendo uma homenagem  através de belíssimas fotos .

Antigo centro de Delmiro Gouveia/ Imagem arquivo Adalberto Gomes
                                            

Confira a História de Delmiro Gouveia-AL

Delmiro Gouveia (anteriormente Pedra) é um município e cidade do Estado de Alagoas, Brasil, localizado na Mesorregião do Sertão Alagoano, Microrregião Alagoana do Sertão do São Francisco. Latitude 9,38° S e Longitude 37,99° O. Área de 605,395 km². Faz fronteira com Pariconha, Água Branca, Olho D´Água do Casado, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Está localizada a 256 metros acima do mar. Foi elevado a município em 1952. É o único município de Alagoas que faz divisa com a Bahia, Pernambuco e Sergipe ao mesmo tempo.
Bandeira do município de Delmiro Gouveia


Tem um clima quente e seco, uma população acima de 47.000 habitantes, a economia se baseia na indústria têxtil, comércio, agricultura e pecuaria.

Anteriormente denominado Pedra, teve seu nome alterado para Delmiro Gouveia em uma justa homenagem à esse empreendedor e industrial cearense que ali residiu no início do século XX, tendo fundado ali uma importante indústria de linhas de costura, a Cia Agro Fabril Mercantil e também construído a Vila Operária Padrão. O povoado se criou graças a construção de uma estrada de ferro da Great-Western, denominada Ferrovia Paulo Affonso.

Delmiro Gouveia foi o responsável também pela implantação no local da primeira hidrelétrica da América. Antes de Delmiro, o lugar chamava-se Pedra, devido à grande quantidade desse mineral no solo sertanejo da região. O povoado se constituiu a partir de uma estação da estrada de ferro da então Great-Western. As terras do atual município de Delmiro Gouveia, somadas às de Mata Grande, Piranhas e Água Branca, faziam parte das sesmarias que foram levadas a leilão, em Recife, no ano de 1769. O capitão Faustino Vieira Sandes, arrematador das terras, instalou uma fazenda de gado e, a partir daí, começaram a se desenvolver os núcleos de povoamento. Os três irmãos da família Vieira Sandes foram os primeiros habitantes das terras onde hoje está situado o município, segundo consta nos registros da Prefeitura Municipal.

Imagem antiga da Fábrica da Pedra/ imagem Google

Entre os núcleos formados estava o Povoado da Pedra, que recebeu esta denominação por causa das grandes rochas existentes no lugar. Esse povoado se constituiu a partir de uma estação da Estrada de Ferro da Great Western. O homem que transformou a história de toda a região somente chegou ao lugarejo no início do século XX, em 1903. Negociando com couros de bovinos e peles de caprinos, Delmiro Gouveia se estabeleceu naquelas plagas. Para poder montar uma indústria de linhas, ele obteve a isenção de impostos. Conseguiu também uma concessão para explorar as terras áridas daqueles rincões, bem como para construir uma usina hidrelétrica, utilizando a energia de uma das várias cachoeiras do rio São Francisco presentes no município. Em 1913, começou a funcionar a usina denominada Angiquinho, fornecendo energia elétrica para todo o vilarejo. A Companhia Agro-Fabril Mercantil, indústria que fabricava linhas de coser, foi instalada em 1914, atraindo muitos moradores para a região e trazendo o desenvolvimento.

A fábrica proporcionou grande geração de empregos, transformando aquela área na primeira vila operária do Sertão. Além da energia elétrica, a vila dispunha ainda de água encanada, telégrafo, telefone, tipografia, capela, cinema, lavanderias, fábrica de gelo, grandes armazéns de depósitos e escola para crianças e adultos. Os habitantes não pagavam pela água e pela luz consumidas, mas não podiam portar armas nem consumir bebidas alcoólicas. Quem jogasse lixo nas ruas recebia multa para se conscientizar do seu erro e preservar a limpeza pública. As casas dos moradores tinham um alpendre largo na frente, ao estilo das construções italianas, e possuíam quatro cômodos. Grande foi o progresso e enorme a prosperidade da vila graças ao arrojado empreendimento, que concorria com poderosos grupos multinacionais.

Infelizmente, após o assassinato de Delmiro Gouveia, em 1917, os herdeiros não conseguiram manter a empresa por muito tempo. Em 1927, a firma pernambucana Menezes Irmãos e Cia. comprou as ações dos proprietários. Os novos empresários, sem o apoio necessário do governo, não conseguiram superar a crise financeira e restabelecer o funcionamento da fábrica. Enfim, em 1929, sem perspectivas de viabilidade, a fábrica e todos os acessórios foram vendidos à Machine Cottons, empresa britânica.

Praça do Cruzeiro, local onde foi assassinado o Fundador da Cidade de Delmiro Gouveia/ Imagem arquivo pessoal Adalberto Gomes

Em 1º de novembro de 1938, o decreto-lei 846 criou o distrito com o nome “Pedra”. Foi chamado “Delmiro Gouveia” posteriormente, em conseqüência do Decreto nº 2.909, de 30 de dezembro de 1943. Em 30 de março de 1941 foi criada a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, que hoje se encontra sob jurisdição eclesiástica da Diocese de Palmeira dos Índios. Desmembrado de Pão de Açúcar, conseguiu sua emancipação política quando foi criado o município pela Lei 1.623, de 16 de junho de 1952, tendo sido instalado apenas em 14 de fevereiro de 1954. O primeiro prefeito do município, Alfredízio Gomes de Menezes, nomeado pelo então governador Arnon de Mello, permaneceu à frente da prefeitura por apenas um ano.
Diário Oficial do Estado de Alagoas que oficializou a Cidade de Delmiro Gouveia como município


Turismo

A principal atração do município é sua própria história, que pode ser pesquisada no Museu Delmiro Gouveia. Como beleza natural, a cidade ostenta parte do cânion do São Francisco e também a primeira Hidrelétrica do Nordeste a Angiquinho. Entre as festividades, estão a festa da padroeira (outubro) e o carnaval.

Blocos Carnavalescos de Delmiro Gouveia / montagem da imagem Fernando Ratinho, colaborador do Blog


Cânion em Delmiro Gouveia/ Imagem arquivo pessoal Adalberto Gomes
 
Angiquinho  a primeira Hidrelétrica do Nordeste/ Imagem Google


Bairros da cidade


Delmiro Gouveia é constituído pelos bairros, Pedra Velha, Desvio, Ponto Chic, Coab Nova, Coab Velha, Palmeirão, Bairro Novo, Novo Horizonte, Eldorado Chácara São Vicente, Campro Grande, Centro, Área Verde, Bom Sossego, Caraiberinhas e Alto da Paz.


Cidadãos Ilustres de Delmiro Gouveia

Dentre alguns dos cidadãos ilustres do Município, além do próprio fundador, consta no rol de figuras que trouxeram progresso para Delmiro ( e também para toda a Alagoas), o Industrial e Empresário da construção civil Francisco Martins de Oliveira, conhecido por todos como "Chico Doutor" (Empresas: ENTAL- Engenharia Terraplanagem Alagoana e CONAL: Construtora Alagoana). Além das rodovias construídas no sertão alagoano, era popular pelas festas que fazia em sua propriedade, seja na fazenda "Flor-da-Serra" ou na "Casa da Piscina", mansão com 10 suítes que comportava duas piscinas, uma delas semi-olímpica e que serviu de palco para a apresentação de vários artistas: cantores como Ângela Maria, Roberto Carlos, Luiz Gonzaga, Altemar Dutra (que acabou, este último, virando seu amigo pessoal) e o atleta Mané Garrincha dentre outros. O empresário, após oferecer grandes festas em sua propriedade, onde acreditava fechar os melhores negócios para Delmiro e para o sertão em geral, oferecia shows gratuitos pelas praças do Município. Não tinha pretensões políticas, apesar dos grandes empreendimentos que fixou em Delmiro, Piranhas, Paulo Afonso etc. Hoje há um prêmio cultural que leva o seu nome. Deixou seis filhos, quatorze netos e sua viúva Dona Lenita Martins de Oliveira, popular pela generosidade e pela entrega de doces no dia de "Cosme e Damião", uma tradição carioca, iniciada quando ainda moravam no Rio de Janeiro, onde nasceram seus filhos. Francisco Martins de Oliveira, o Chico Doutor, morreu em 2001, na Santa Casa de Misericórdia, Maceió, por complicações no pâncreas. Atualmente Chico Doutor tem seis filhos, quatorze netos e sete bisnetos.

Confira fotos de Delmiro Gouveia/ Imagens arquivo pessoal Adalberto Gomes



























































































































































































































Por Blog Adalberto Gomes Notícias com informações de Wikipédia, a enciclopédia livre


Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.